Tags

, , , , , , , , ,

Por Melissa Carísio.

Para nós comunicadores, saber o básico sobre fotografia é imprescindível. Ainda que tenhamos exaustivas aulas sobre este assunto em nossa graduação, muitas pessoas acham complicado mudar algumas configurações de suas câmeras DSLR.

E o que é uma câmera DSLR?
Bom… DSLR  é a sigla em inglês para single-lens reflex. Estas câmeras, além de possuírem uma qualidade de imagem superior às digitais comuns, permitem ajustes mais elaborados em suas configurações.

Os conceitos das configurações nas câmeras são vastos e por isso, Daniel Peters, do Fotoblog Hamburg, elaborou um infográfico que exemplifica como será o resultado das imagens quando essas alterações são feitas.
Observe:

*Para acessar o Fotolobg Hamburg, basta clicar na imagem. O site está em alemão 😦

Apesar de o infográfico estar em inglês, é super fácil identificar o que está sendo exposto. Na primeira linha, está representado a abertura. Na segunda, a velocidade. Por último, é representado o ISO.

A abertura está relacionada à profundidade de campo. Conforme você fecha o diafragma e ele se torne menor, menor também será o desfoque no fundo, aumentando sua profundidade.

A velocidade é o tempo em que o obturador expõe o filme à luz. Quando menor for o tempo, mais nítida será sua fotografia – sem borrões.

O ISO é a capacidade do sensor captar luz. É a sensibilidade na fotografia. Geralmente é utilizado em ambientes escuros. Onde há claridade, o ISO geralmente é baixo.

Gostaram? Super prático, né? 🙂