Tags

, , , ,

Imagem retirada do blog

Imagem retirada do blog “Extra Mídia.”

Por Melissa Carísio.

Depois de muitas provas, trabalhos, idas à biblioteca e infinitas xerox… Enfim, é chegado o último ano de faculdade! Para os futuros comunicadores, há muito a vir pela frente. Encarados por muitos como um monstro de sete cabeças, o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – ou conhecido também como Monografia, assusta muitos acadêmicos. Mas tudo se resolve 🙂 Vamos por partes:

1) O que é um TCC?
O TCC, é o projeto final obrigatório que os acadêmicos de algum curso superior precisam apresentar para conseguirem o tão sonhado diploma.

2) Como ele funciona?
Ao escolher o tema do seu objeto de estudo, o TCC é apresentado em forma de dissertação. Na área da comunicação, ele pode ser apresentado também como trabalhos práticos, a exemplo de documentários, curtas e etc. Mas a parte escrita é imprescindível.

3) Qual tema devo escolher?
Em relação à nossa área, as opções são vastas e extensas. Alguns acadêmicos se identificam mais com o rádio, outros com a TV, assessoria de imprensa, internet e etc. O seu TCC será algo bastante trabalhoso, em que você irá dispor tempo e energia, portanto escolha um tema com o qual você se identifique, caso contrário será bastante cansativo fazê-lo.

É importante salientar também, que este trabalho precisa ser inédito – caso contrário será considerado plágio – e ter relevância para o meio acadêmico. Pense assim: “Meu trabalho poderá orientar alguém no futuro? Qual a sua relevância para a sociedade?”

4) Quem deve ser meu orientador?
Escolha algum professor que você tenha afinidade e que vá sanar suas dúvidas em relação ao projeto. Não é necessário que ele seja um especialista na área que você escolheu, mas se puder atrelar isso, melhor. E ah! Não deixe para fazer isso na última hora. Os professores geralmente acabam com muitos orientandos, e se você demorar para contactá-lo, pode ser que aquele que você escolheu já esteja “lotado de trabalho” e você acabe com algum que não goste muito.

5) Como fazer o recorte do tema?
É necessário que o seu objeto de estudo seja bem específico. E quando você perceber que muitas referências devem ser citadas, concentre-se ainda mais em uma área delimitada de sua pesquisa.

Ex: Tenho vontade de estudar a história do rádio. Porém, este assunto remonta desde antes da década de 20, época em que o invento passou a ser utilizado. É necessário algo mais específico: Qual período? – Década de 40, e sua era de ouro. Durante os anos 40, ainda aconteceram muita coisa.

Não seria melhor se concentrar em apenas um programa? – Que tal o Repórter Esso? Ainda sim, este programa é um dos mais importantes, quiçá, o mais importante da história do rádio. Aprofunde mais um pouco: “O estudo do Repórter Esso em seus primórdios, uma análise do programa entre os anos de 1941 e 1942.” Se achar que ainda é preciso especificar mais um pouco, vá em frente!

6) Onde posso procurar referências para o meu trabalho?
Ao começar a escrever o seu projeto, você irá perceber que não sabe ABSOLUTAMENTE NADA. Por isso, existem teóricos e teóricos para te dar um norte em sua pesquisa e te orientar em relação ao conteúdo. Comece procurando por artigos científicos que tenham a ver com o seu tema. Os sites Scielo e o Google Acadêmico auxiliam bastante, bem como os Anais da Intercom. Após ter uma base, parta para os livros!

7) Quais são as fases do projeto?
Antes de apresentar o seu TCC (propriamente dito), você passa por algumas fases. Primeiro, a escolha do seu tema. Depois, o pré-projeto, que será apresentado na banca de qualificação no meio do ano, e após ele ser aprovado, você começará a escrever sobre o assunto escolhido. Ao final do ano, você apresenta o projeto finalizado para outra banca e por fim, terá o seu diploma.

8) Como posso me organizar?
Estabeleça metas, quadros, horários e tabelas, que possam auxiliá-lo no andamento do projeto. Imprima os artigos que achar, já que as versões online são mais trabalhosas – eu gosto de rabiscar, escrever no papel até me cansar.

9) Posso escrever o que eu quiser? Não. A estrutura de um TCC é baseada em normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – bastante rigorosas. Há orientações específicas em relação a cada fase do projeto: citações, referências, metodologia, objetivos, e por aí vai. Bem como em sua linguagem.  Você nunca pode dizer “Eu acho que” ou “Eu penso que”, mas sim: “Pensa-se, Acha-se” e etc.

10) Como posso escolher o título do meu trabalho?
Não se preocupe com isso. Este será o último passo a se pensar. Ao longo do seu projeto, você irá perceber que os títulos sofrerão alterações. Dúvidas tiradas?  Mãos à obra!

Anúncios