Tags

, , ,

encontro brasileiro de educomunicação

O VI ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no campus da PUC/RS e os alunos que desejarem submeter trabalhos devem enviar até o dia 20 de abril de acordo com as áreas abaixo. São seis eixos temáticos disponíveis no VI Encontro e o III EDUCOM SUL  para a inscrição de trabalhos:

  1.  Educomunicação gênero e raça/etnia.A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.
  1. Educomunicação e desenvolvimento social e ambiental. A grande questão que se coloca, nesse eixo é: Que contribuição a Educomunicação oferece às novas gerações para que assumam o protagonismo da defesa da terra e da vida sobre o planeta?
  1. Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociaisO eixo temático volta-se especialmente para a maneira como os movimentos sociais atualizam e ressignificam suas práticas educomunicativas com o uso e a apropriação dos dispositivos digitais a serviço da humanidade.
  1. Educomunicação, juventude e direitos humanos: Este eixo temático pretende refletir sobre as diferentes relações entre a geração infanto-juvenil o conceito da Educomunicação, evidenciando os desafios,os caminhos percorridos e propondo os avanços necessários.
  1. Educomunicação, educação integral nas políticas públicas. O eixo temático se pergunta:o que têm significado os projetos de educação integral propostos pelas políticas públicas? Como a Educomunicação pode contribuir para o sucesso de empreendimentos coerentes com as demandas da juventude brasileira?

6 – Educomunicação na educação midiática e informacional. O eixo temático reporta-se à possível contribuição do conceito da Educomunicação à articulação, em nível de América Latina, que a UNESCO vem liderando em torno da alfabetização midiática e informacional.

Vale lembrar que o tema geral do evento tem o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças.

Em sua abertura haverá a presença  de JordiTorrent, gestor do projeto de Media & Information Literacy do Programa Aliança das Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations UNAOC), com sede em Nova York, USA. A UNAOC nasceu justamente para contribuir, nas áreas da educação e da comunicação, com o desafio de superar os preconceitos que garantiram a proposta política denominada de “Guerra das Civilizações”, estabelecida como slogan do discurso dos Estados Unidos, na última administração republicana, ao dividir o mundo entre o “eixo do bem” e o “eixo do mal”. A proposta da UNAOC foi acolhida pela ONU a partir de uma proposta conjunta da Espanha e da Turquia, tendo sido integrada imediatamente, em seu programa, a meta de se promover, em nível mundial, uma educação mediática que permita às novas gerações maior abertura para com o diferente e o diverso.

Não Perca!

Fonte: ABPEd

Anúncios